Brasil: fuera Bush de Irak, de Brasil y de América Latina [Conlutas - portugués]

Ernesto Herrera germain5 en chasque.net
Mie Mar 7 01:36:04 GMT+2 2007


--------------------------------------------------------------------------------

boletín informativo - red solidaria de revistas
Correspondencia de Prensa
Año IV - 7 de marzo 2007 - Redacción: germain5 en chasque.net

--------------------------------------------------------------------------------


Brasil

Abaixo o imperialismo


Fora Bush do Iraque, do Brasil e da América Latina

Coordenaçao Nacional de Lutas (Conlutas)
http://www.conlutas.org.br/


No próximo dia 8 de março o presidente do Estados Unidos, George W. Bush, desembarca no Brasil para mais uma visita ao seu colega Lula. O principal representante do imperialismo vem pessoalmente ao país verificar a aplicação de sua política econômica, reafirmando seu apoio ao governo neoliberal de Lula.

O imperialismo norte-americano sofre uma crise sem precedentes. A ocupação militar no Iraque e Afeganistão se afunda num pântano em meio à crescente resistência dos povos ocupados. Além disso, os EUA enfrentam uma grave crise dentro de suas próprias fronteiras. Ao monstruoso déficit fiscal e comercial, a economia norte-americana dá mostra cada vez mais concreta de uma desaceleração.

Enquanto os EUA enfrentam tal crise, cresce a luta dos trabalhadores em todo o mundo contra a dominação imperialista. Bolívia, Venezuela e Equador são exemplos claros da luta dos povos contra o imperialismo, forçando seus governos a avançarem em medidas como a nacionalização de empresas privatizadas e de reservas naturais. A América Latina ferve com a volta dos trabalhadores, estudantes e indígenas às ruas.

No entanto, enquanto o continente entra em ebulição contra os ditames do império e os trabalhadores em todo o mundo repudiam o presidente norte-americano, o governo Lula se coloca incondicionalmente ao lado de Bush. O imperialismo escolheu Lula como seu principal aliado para barrar essas lutas, tentando isolar os países onde os movimentos sociais mais avançam.

Como se isso não bastasse, a submissão do governo Lula a Bush ultrapassa o campo da política econômica. O governo brasileiro mantém, a mando dos EUA, uma brutal ocupação militar no Haiti. Entidades de direitos humanos em todo o mundo denunciam as atrocidades cometidas pelos soldados da ONU no país miserável.

Por isso, vamos todos às ruas dizer "Fora Bush". Fora do Iraque, fora do Brasil e da América Latina. Vamos também dizer "Fora Lula do Haiti", denunciando a política submissa e criminosa do governo brasileiro no país caribenho.

Dia Internacional da Mulher!

O dia 8 de março também é o Dia Internacional da Mulher. Este é um dia de luta e mobilização muito importante contra a opressão e a exploração sobre as mulheres trabalhadoras. Participe dos Atos do 8 de Março na sua cidade. 
--------------------------------------------------------------------------------
La información difundida por Correspondencia de Prensa es de fuentes propias y de otros medios, redes alternativas, movimientos sociales y organizaciones de izquierda. Suscripciones, Ernesto Herrera: germain5 en chasque.net 
--------------------------------------------------------------------------------
------------ próxima parte ------------
Se ha borrado un adjunto en formato HTML...
URL: http://listas.chasque.net/pipermail/boletin-prensa/attachments/20070307/c02d4f41/attachment.html


Más información sobre la lista de distribución Boletin-prensa