Brasil/ los Sin Techo se movilizan en todo Sao Paulo [Brasil de Fato - portugués]

Ernesto Herrera germain5 en chasque.net
Mie Jun 19 18:40:01 UYT 2013


--------------------------------------------------------------------------------

boletín solidario de información
Correspondencia de Prensa
19 de junio 2013
Colectivo Militante - Agenda Radical
Montevideo - Uruguay
redacción y suscripciones: germain5 en chasque.net

--------------------------------------------------------------------------------


Brasil

Sem teto protestam contra aumento das tarifas e pedem controle sobre preço dos aluguéis



Brasil de Fato
http://www.brasildefato.com.br/


O Movimentos de Trabalhadores Sem Teto (MTST) iniciou nesta quarta-feira (19) uma série de manifestações na periferia de São Paulo e outras cidade da Região Metropolitana, com o objetivo de juntar a luta por mais moradia às reivindicações pela redução das tarifas e pela melhoria nos transportes públicos.

O movimento também exige uma legislação específica para controlar o reajuste de aluguéis. O coordenador nacional do MTST, Guilherme Boulos, afirma que hoje cada proprietário pode reajustar os aluguéis como quiser.

"No governo de Getúlio Vargas tivemos a Lei do Inquilinato que controlava, e até mesmo congelava, o reajuste do valor do aluguel. Hoje, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), utilizado para calcular o valor do reajuste, é ignorado, sendo que em São Paulo e no Rio de Janeiro os preços chegam a subir quatro vezes mais", explicou.

Um dos protestos ocorreu na região do Jardim Ângela, zona sul da capital. Cerca de 400 sem teto travaram a estrada do M'Boi Mirim, no sentido centro, por cerca de duas horas. Além da redução da tarifa, eles pedem a extensão da linha 5-Lilás do metrô até o Jardim Ângela, a duplicação da estrada e a ampliação dos corredores de ônibus até o final via.

Um grupo de manifestantes foi recebido pela Subprefeitura do M'Boi Mirim, na zona sul de São Paulo, para discutir suas pautas. Segundo Guilherme Simões, representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), da reunião com o subprefeito ficou definido que será criada uma comissão com líderes dos movimentos sociais para discutir periodicamente os principais problemas da região. Guilherme defendeu mais atenção ao transporte público na periferia. "Estamos pedindo, além do [fim] do aumento nas passagens, melhorias no transporte. Aqui é uma das regiões mais precárias de São Paulo", disse. De acordo com ele, a região precisa de mais metrô que atenda aos bairros da zona sul e do aumento do número de linhas de ônibus.

Após a reunião na subprefeitura, o grupo de dirigentes dos sem teto vai se reunir com o secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, para reivindicar a revogação do aumento e projetos de melhoria viária na estrada do M'Boi Mirim. A secretaria não confirma a reunião.

Além do protesto na zona sul, outros dois grupos de sem-teto realizam atos. Um de aproximadamente 300 pessoas travou a rodovia Régis Bittencourt, na altura do município de Taboão da Serra, e outro grupo com cerca de 400 manifestantes protesta na região central de São Bernardo do Campo. Este último chegou a travar a Via Anchieta, que já foi liberada.

O movimento estima que 700 pessoas participam da mobilização. "Estamos aqui em solidariedade ao Movimento Passe Livre. Nossa ideia é somar com o que está acontecendo em São Paulo. Somos a favor da tarifa zero. Saúde e educação são públicos, o transporte também deve ser", disse Ana Paula Ribeiro, coordenadora estadual do movimento. 
--------------------------------------------------------------------------------


------------ próxima parte ------------
Se ha borrado un adjunto en formato HTML...
URL: http://listas.chasque.net/pipermail/boletin-prensa/attachments/20130619/14c7a4ff/attachment.htm


Más información sobre la lista de distribución Boletin-prensa