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<BODY bgColor=#ffffff background=""><FONT face=Arial size=2>
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<HR>
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<DIV align=center><STRONG><FONT size=4><U><FONT size=5>boletín informativo - red 
solidaria de revistas</FONT></U><BR><EM><FONT color=#800000 
size=6>Correspondencia de Prensa</FONT></EM><BR>Año IV - 14 de enero 2007 - 
Redacción: </FONT></STRONG><A href="mailto:germain5@chasque.net"><STRONG><FONT 
size=4>germain5@chasque.net</FONT></STRONG></A></DIV>
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<HR>
</DIV>
<DIV align=justify>&nbsp;</DIV>
<DIV align=justify><STRONG><FONT size=3>Cine denuncia</FONT></STRONG></DIV>
<DIV align=justify><STRONG><FONT size=3></FONT></STRONG>&nbsp;</DIV>
<DIV align=justify><STRONG><FONT size=3>Guantánamo: 
c</FONT></STRONG></FONT><FONT face=Arial><STRONG>aminhos de uma 
prisão<BR><BR>Filme denúncia prisões ilegais na prisão criada pelos EUA há cinco 
anos *<BR><BR>Rogério Castro</STRONG></FONT></DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Arial size=2><A 
href="http://www.pstu.org.br/"><STRONG><FONT 
size=3>http://www.pstu.org.br/</FONT></STRONG></A><BR><BR><BR>Para invadir 
outros países e manter a sua economia crescendo, os Estados Unidos necessitam, 
permanentemente, de atribuir a alguns o papel de grandes inimigos de toda a 
humanidade. Foi assim nos investimentos bélicos para a Guerra Fria e na criação 
de uma peculiar verborragia anti-comunista. Nos dias de hoje, os que se recusam 
a curvar diante do seu domínio são tidos como “terroristas”.<BR><BR>Em 2006, 
esta busca de inimigos externos que mantenham o país unido foi retratada nas 
telas de cinema. Primeiro, com “Boa Noite e Boa sorte” (Good Night, and Good 
Lock), de George Clooney, e mais recentemente em “Caminhos para Guantánamo” (The 
Road to Guantanamo), dos ingleses Michael Winterbottom e Whitecross. 
<BR><BR>“Caminhos para Guantánamo” é uma espécie de documentário-ficcional, 
baseado nos relatos de quatro jovens paquistaneses que resolvem ir até sua terra 
de origem para celebrar o matrimônio de um de seus amigos, Asif Iqbal (Afran 
Usman). No caminho, resolvem cruzar a fronteira do Afeganistão e terminam indo 
parar em Kandahar. <BR><BR>O período e a região em que se desenrola a história 
aparentemente casual falam por si só: setembro de 2001. O que era para ser um 
passeio eventual, logo se transforma num infortúnio. No décimo-primeiro dia do 
mês de setembro, depois de ver as torres gêmeas ruírem, o porta-voz do império, 
colérico, declarou guerra ao mundo, em especial aos países tidos por ele como de 
um “Eixo do Mal”. <BR><BR>O Afeganistão, onde supostamente estariam escondidos 
os autores do atentado, foi o primeiro alvo. Os três amigos Asif, Ruhel (Farhad 
Harun), Shafiq (Riz Ahmed) e Monir (Waqar Siddiqui), na ocasião em estada no 
Afeganistão, ao tentarem regressar ao Paquistão, esbarram em um cenário de 
guerra assustador, com bombas, mísseis e explosões provocadas pelo exército 
norte-americano. Numa das confusões, Monir se perde dos demais, que não 
conseguem escapar e são capturados pelas tropas americanas.<BR><BR>O filme, que 
não deixa de ser uma crítica frontal a política internacional do presidente 
norte-americano George W. Bush, chega a interpor numa de suas cenas uma 
declaração do então presidente, de conteúdo: “Eles não tem os mesmos valores do 
que nós”. Bush demonstra um viés tipicamente etnocêntrico, que enxerga a 
população do Oriente Médio como hordas e o ocidente como sinônimo de 
civilização.<BR><BR>A intenção dos diretores é mostrar como no limiar do século 
XXI, prisões que se for buscar paralelo na história encontrará no degrau debaixo 
Auschwitz, continuam a existir, sob os olhos da ONU. Controladas pela Forças 
Armadas norte-americanas, apesar de estar fora de seu território, Guantánamo, 
fora instalada na ilha de Cuba, país condicionado a embargos econômicos pelo 
próprio EUA.<BR><BR>A atuação dos personagens, que nada mais fazem do que tentar 
representar o que disseram ter vivido os jovens que lá passaram mais de dois 
anos, não deixam dúvidas quanto aos métodos desumanos de investigação 
norte-americana. Apanhados sem prova alguma, os três jovens são aprisionados em 
um caminhão, cuja entrada de ar só é possível quando soldados resolvem atirar em 
suas laterais, viajam com os rostos cobertos até Cuba. São submetidos a 
constrangimentos ao ingressar na prisão de Guantánamo, onde o silêncio é 
incondicional, o isolamento é total e as celas solitárias são sob um som 
ensurdecedor de heavy metal. <BR><BR>“Caminho para Guantánamo” é, antes de mais 
nada, uma produção que aflora o sentimento contrário à injustiça, à desfaçatez, 
à prepotência, e em igual dosagem, revigora a consciência anti-imperialista de 
quem assiste.<BR><BR><STRONG><FONT size=3>* Ficha 
Técnica</FONT></STRONG></FONT></DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Arial size=2><STRONG><U><BR></U></STRONG>Título 
Original: ``The Road to Guantanamo`` <BR>Duração: 95 minutos <BR>Ano de 
Lançamento (Inglaterra): 2006<BR>Site Oficial: <A 
href="http://www.roadtoguantanamomovie.com">www.roadtoguantanamomovie.com</A></FONT></DIV>
<DIV align=justify><FONT face=Arial size=2>Estúdio: Revolution Films / FilmFour 
/ Screen West Midlands <BR>Direção: Michael Winterbottom<BR>Música: Harry Escott 
e Molly Nyman <BR>Fotografia: Marcel Zyskind 
<HR>
<STRONG><EM><FONT color=#000080 size=3>La información difundida por 
Correspondencia de Prensa es de fuentes propias y de otros medios, redes 
alternativas, movimientos sociales y organizaciones de izquierda. Suscripciones, 
Ernesto Herrera: </FONT></EM></STRONG><A 
href="mailto:germain5@chasque.net"><STRONG><EM><FONT color=#000080 
size=3>germain5@chasque.net</FONT></EM></STRONG></A> 
<HR>
</FONT></DIV></BODY></HTML>