Brasil: detener la espiral de barbarie [Plinio de Arruda Sampaio - portugués]

Ernesto Herrera germain en chasque.net
Mie Mayo 17 09:57:09 UYT 2006


--------------------------------------------------------------------------------

Boletín informativo - Red solidaria de la izquierda radical

Año III - 17 de mayo 2006 - Redacción: germain en chasque.net

--------------------------------------------------------------------------------


Brasil

Deter a espiral da barbárie 

Plínio de Arruda Sampaio 

São Paulo, 15 de maio de 2006 

http://resistir.info/ 


O desafio que o crime organizado lançou ao governo do Estado de São Paulo é resultado do colapso de uma política de segurança pública baseada apenas na repressão brutal. Ela não funciona, por ser, acima de tudo, ineficiente. Não ataca as causas do problema, não é preventiva e não investe em inteligência policial. 

É necessária uma integração de diversas políticas públicas, que vai além apenas do investimento na estruturação das forças de segurança. A experiência concreta mostra que tão decisiva quanto a ação policial, são investimentos em distribuição de renda, educação, lazer e participação popular. 

Se medidas como essas não forem implantadas imediatamente, não é nenhum exagero dizer que a instalação de um estado de caos social, muito maior do que o atual ataque do PCC em São Paulo, é apenas uma questão de tempo. 

Infelizmente, em vez de atentar para o risco que a sociedade paulista está correndo, os partidos da classe dominante estão usando o episódio para fazer politicagem. Acabam por travar uma guerra política menor - um acusando o outro de imprevidência, falta de energia e outras críticas do mesmo teor. 

A estratégia correta para deter a escalada do crime organizado não consiste apenas em dotar a policia de armas mais poderosas e em aumentar as penas das infrações criminais, mas, principalmente, de reestruturar de cima abaixo todo o aparelho repressivo do Estado, substituindo primitivos métodos de coação adotados atualmente por métodos baseados nos recursos modernos da psicologia e em experimentos exitosos com a aplicação de penas mais humanas e mais eficazes. Essa revisão não pode deixar de abranger uma verdadeira devassa na vida dos integrantes dessas instituições, porque todos sabem que não há crime organizado sem conexões com altas autoridades do aparelho repressivo do Estado. 

Mas nada disto terá efeito se a reestruturação do aparelho repressivo não for acompanhada por uma verdadeira reforma urbana, pois, como é conhecido de todos, a aglomeração de grande número de pessoas em habitações precárias, em espaços reduzidos e de vias de circulação estreitas, favorece a logística do crime e dificulta a vigilância policial. 

A classe dominante não tem condições de fazer esse diagnóstico e, menos ainda, de tomar essas medidas porque isto implicaria cortar na própria carne. Na verdade, ela só consegue pensar em mais truculência contra a truculência dos bandidos quando, na verdade, o problema só poderá ser resolvido quando a sua própria truculência contra a população for detida. 
--------------------------------------------------------------------------------
La información contenida en el boletín es de fuentes propias, sitios web, medios periodísticos, redes alternativas, movimientos sociales y organizaciones políticas de izquierda. Los artículos firmados no comprometen la posición editorial de Correspondencia de Prensa. Suscripciones, Ernesto Herrera: germain en chasque.net
--------------------------------------------------------------------------------



------------ próxima parte ------------
Se ha borrado un adjunto en formato HTML...
URL: http://listas.chasque.net/pipermail/boletin-prensa/attachments/20060517/ed3590f2/attachment.html


Más información sobre la lista de distribución Boletin-prensa